Visita a Deputada Federal Érika Kokay
- 01/20/2017
- Postado por: annec
- Categorias: Logística, News

Em visita parlamentar à Exma Deputada Federal Érika Kokay, a Associação dos Analistas de Correios do Brasil – AACB felicitou a Exma. Deputada pela ativa participação na preservação dos Correios e pela defesa dos trabalhadores brasileiros. E, cientes desse compromisso com os trabalhadores, com a sociedade e com o Brasil, a AACB trouxe ao conhecimento da sua Exa. questões administrativas e econômicas que os Correios tem passado, cujo histórico está descrito as Cartas enviadas aos órgãos governamentais.
Em síntese, são retratados nesses documentos os problemas administrativos e financeiros dos Correios, inclusive com o repasse de dividendos que descapitalizaram a Empresa, somando-se aos resultados operacionais negativos. Conforme histórico, a AACB apresentou esta situação à Presidência da República, à Casa Civil e ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil, conforme descrevem as cartas CT/AACB 002/2016, de 16 de junho de 2016; CT/AACB – 009/2016, Carta/AACB 010/2016, e Ofícios n° 2518/2016-GP/GAB/GESTÃO/DGI da Presidência da República e n° 48098/2016/SEI-MCTIC.
E, por fim, a AACB fez um apelo ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, por meio da Carta/AACB – 0001/201, de 10 de janeiro de 2017, pelo deferimento dos reinvestimentos dos dividendos, na forma de suplementação orçamentária ou outro dispositivo cabível, em regime de urgência.
A AACB informou ainda que, com o clima organizacional adverso, conforme ilustram a Carta AACB 0012/2016 ao Ministério Público Federal e a Carta AACB 0013/2016 ao Ministério Público do Trabalho, somados aos resultados negativos, estão sendo realizados cortes orçamentários na Empresa, o que já atinge a renda dos empregados dos Correios, e há inclusive indicativo de demissões ainda que não haja jurisprudência para isso, sendo demasiadamente prejudicial a todos esses trabalhadores, gerando sofrimento ao ser humano e às milhares de famílias envolvidas.
Dep. Federal Érika Kokay ao lado de Jailson Pereira, Presidente da AACB.

Se esse cenário negativo não for devidamente equacionado, tememos que ele seja usado como justificativa para a abertura de capital da Empresa e demissões em massa.
No caso dos Correios, a aprovação dessa abertura depende da aprovação no Congresso Nacional, o que levou a AACB a pedir o apoio para levantar a Frente Parlamentar em Defesa dos Correios na Câmara dos Deputados, a exemplo do que já fez, no ano de 2015, o Senador Paulo Rocha, conforme descrevemos na Carta CT/AACB – 005/2016, de 05 de setembro de 2016, de forma a contrapor o programa de privatizações do Governo, unindo a sociedade em torno da necessidade de se guardar o patrimônio nacional, duramente conquistado pelo Brasil.
Não obstante a mobilização da Frente Parlamentar, a AACB também pediu o apoio para sensibilizar o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para deferir a solicitação de Suplementação Orçamentária feita pelos Correios ao MCTIC, em que “por meio do Ofício/sn/2016-PRESI, de 25 de agosto de 2016, a ECT, em conformidade com o PPA 2016-2019 e, em especial, com o PDG-2017, defendeu a necessidade de aumento de seu capital por meio de aporte da União no montante de R$ 3,8 bilhões” (destaque do Ofício n° 48098/2016/SEI-MCTIC, página 2, parágrafo 17).
Entendemos que é necessário sensibilizar o Executivo de que as políticas públicas devem considerar o papel social dessas empresas, e garantir ainda o emprego, os direitos trabalhistas, a renda e a segurança familiar de todos os trabalhadores.