Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa a sua 96 Reunião Extraordinária para tratar dos fundos de pensão das Estatais.
- novembro 20, 2018
- Postado por: annec
- Categorias: Congresso Nacional, News, Senado Federal

Na manhã desse 20 de novembro de 2018, foi realizada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa a sua 96 Reunião Extraordinária para tratar dos fundos de pensão das Estatais.
Esteve presente à audiência o Sr. Jailson Pereira, Presidente da AACB. Corroborando com as demais entidades ali representadas, Jailson fez um pedido de CPI do Postalis.
Os principais pontos apontados foram o déficit de 14 bi de reais do instituto e a necessidade de recuperação de 1.4 bi do RTSA e 8.2 bi de investimento realizados via BNY Mellon.
Os dirigentes das entidades também discorreram sobre a fragilidade do atual sistema financeira dos fundos de pensão, a necessidade de modernização da legislação e as dificuldades encontradas.
Deputado Federal Leonardo Monteiro, Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Correios
“Nós estamos aqui na Câmara dos Deputados, no Plenário 2, com o objetivo de relançar nossa Frente Parlamentar em Defesa dos Correios. O plenário já está praticamente lotado, com vários deputados, várias entidades, trabalhadores e trabalhadoras dos Correios. O presidente dos Correios já está presente.
Então, é um momento muito importante para nós, da Frente Parlamentar em Defesa dos Correios e, sobretudo, para os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios, para que possamos, trabalhando nessa perspectiva, apoiar o presidente Lula no fortalecimento dos Correios como empresa pública prestadora de serviço à nossa população.
E, sobretudo, além de fortalecer os Correios, fortalecer também os trabalhadores, para que eles possam recuperar suas políticas, seus direitos — para que possamos ter uma empresa forte e, igualmente, trabalhadores fortalecidos, com suas reivindicações sendo atendidas.
Quero agradecer por esse momento e por podermos colocar a Frente Parlamentar em Defesa dos Correios a serviço dessa empresa tão importante e também a serviço do governo do presidente Lula.”
Jailson Pereira, Vice-Presidente da annec
Senhoras e senhores,
Quero saudar o presidente da Frente Parlamentarista em Defesa dos Correios. Cumprimento também nossos valorosos trabalhadores, heróis e guerreiras que sustentam, com dignidade, o nosso povo e a nossa nação.
Quero registrar a presença da deputada Érika Kokay e do nosso deputado Vicentinho. Cumprimento ainda os senadores Paulo Paim, Otto Alencar e Paulo Rocha.
Saúdo também os representantes das entidades sindicais: Emerson Marinho, o presidente Prudente, Amanda Gonçalves, da FENTECT — uma voz firme que representa, com coragem, as mulheres de todo o Brasil.
Cumprimento cada um dos senhores e senhoras aqui presentes — nossos queridos dirigentes sindicais, representantes de associações, nossos carteiros e a população brasileira.
Amigos, falar dos Correios é falar da história do Brasil. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos está presente desde os primórdios da nossa formação como país. São mais de trezentos e sessenta anos de história!
Falar dos Correios é falar da manutenção da soberania nacional, da nossa logística, da capacidade brasileira de transportar sonhos, encaminhar encomendas, entregar livros e levar vacinas aos quatro cantos do Brasil.
A logística da empresa brasileira de Correios não tem paralelo no mundo. Países como Alemanha, França, Portugal e Espanha cabem dentro de um único estado brasileiro! O nosso país é de proporções continentais.
A excelência dos serviços prestados pelos Correios é digna de respeito — e, por isso, desperta a cobiça de empresas privadas que, há décadas, tentam promover sua privatização.
Mas aqui estamos, com o apoio dos nossos parlamentares, em defesa desse patrimônio nacional, que representa não só noventa e cinco mil empregos diretos, mas, sobretudo, a garantia de um serviço público essencial ao povo mais humilde.
Durante a pandemia da Covid-19, ficou evidente o papel estratégico dos Correios na distribuição de vacinas e na retomada econômica. Muitos dos nossos trabalhadores pagaram o preço mais alto, inclusive com a vida — como o nosso querido companheiro Ronaldo, do Rio de Janeiro, a quem presto aqui minha homenagem.
Estamos hoje diante de uma tarefa coletiva. Recuperamos o governo do Brasil, mas a vitória foi por apenas dois milhões de votos. Isso nos mostra que precisamos manter a vigilância, a resistência, e a mobilização. Não podemos parar! Nas próximas eleições, precisamos manter o governo e ampliar os avanços.
Agradeço à população brasileira e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que destinou um bilhão de reais, por meio do PAC, para a retomada e valorização dos Correios, que estavam desmobilizados há muito tempo.
Quero registrar minha esperança de que essa gestão vá, sim, valorizar os profissionais, melhorar salários, garantir o plano de saúde e ajudar a recompor nosso fundo de pensão, nossa aposentadoria. Fomos enganados no passado, mas agora esperamos ser respeitados.
Para finalizar, agradeço particularmente a uma liderança que não vou nomear, mas que se demonstrou representativa não apenas em Minas Gerais, mas em todo o Brasil. É uma voz forte do povo brasileiro e um defensor extraordinário desta causa.
Muito obrigado a todos. Boa noite!
Fabiano Silva dos Santos, Presidente dos Correios
Boa noite a todas e todos.
É um grande prazer estar aqui neste evento tão importante para nossa empresa. Quero fazer um cumprimento especial ao Deputado Leonardo Monteiro, que sempre esteve à frente da luta, de forma incansável, pela valorização e pelo fortalecimento dos Correios.
Tive a oportunidade de estar com o Deputado em diversas ocasiões e, em todas elas, testemunhei seu comprometimento não apenas com a empresa, mas, principalmente, com o coração dela: os trabalhadores e trabalhadoras.
Em nome dos Correios, expresso aqui nossos mais sinceros agradecimentos à sua liderança nesta Frente Parlamentar, que tem sido fundamental para este momento tão especial da nossa trajetória. Estamos empenhados em resgatar tudo aquilo que foi perdido ou atacado nos últimos anos.
Sempre digo que a retirada de direitos pode ser feita com uma canetada, mas a reconquista exige luta, diálogo e perseverança. E é por isso que contar com o apoio de parlamentares como Vossa Excelência, e de todos que integram esta Frente, é tão essencial.
Quero também cumprimentar minha diretoria, aqui presente, começando pela diretora Maria do Carmo, ex-deputada, ex-prefeita de Betim, atual diretora de Finanças e Tecnologia dos Correios. Uma mulher de vasta experiência e sabedoria, com quem sempre conto na condução da empresa.
Cumprimento também o diretor Pedro, da área de Gestão de Pessoas. Pedro é funcionário de carreira, já foi diretor regional em Minas Gerais e hoje está à frente das negociações com os trabalhadores, junto comigo. Agradeço sua dedicação.
Saúdo ainda o Rivaldo, nosso chefe da Universidade dos Correios, instituição que considero central para valorização dos nossos empregados. Sonho com o dia em que teremos carteiros se formando pela Universidade dos Correios. Estamos trabalhando para recuperar o prédio histórico onde ela funcionava, que estava abandonado, com telhado danificado e até incluído em plano de venda. Retiramos esse imóvel da lista de venda e estamos buscando parcerias para restaurá-lo. Voltaremos a formar profissionais lá.
Cumprimento também a equipe da nossa assessoria, como o Ideal Profeta, a Vilma Reis – que coordena o grupo responsável pela política de diversidade e combate ao assédio. Vilma foi a primeira pessoa que convidei para compor a equipe ao assumir a presidência, pois sabíamos da urgência desse tema na empresa. É uma luta difícil, mas estamos avançando, e os resultados virão.
Saúdo ainda a Luísa, que atua com a diretora Maria do Carmo; o Fagner, da equipe de negociação; o Alisson, nosso diretor de Previdência. Alisson, agradeço sua fala generosa. Poderia ter mencionado que estamos também trabalhando fortemente para resolver os problemas do Postalis. Estamos construindo uma proposta sólida para apresentar até outubro e aprovar junto aos órgãos competentes, para que possamos tirar essa “faca do pescoço” dos empregados.
Agora, gostaria de registrar em nome da presidência dos Correios meus sinceros agradecimentos a todas as parlamentares e a todos os parlamentares que se uniram em defesa de uma causa fundamental para o nosso país.
A criação desta Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Correios reflete o compromisso e a sensibilidade do Poder Legislativo em relação à importância estratégica da nossa empresa e ao seu papel essencial na vida de cada brasileiro.
É inegável que enfrentamos desafios significativos: um cenário de constante evolução tecnológica, aumento da concorrência e mudanças no perfil do mercado.
Foi nesse contexto que assumi a presidência dos Correios, por indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, no seu primeiro dia de governo, determinou a retirada da nossa empresa da lista de privatizações.
Encontrei um cenário desafiador que exigiu ações imediatas, coragem e articulação. A reconstrução dos Correios passa por iniciativas estruturantes, como a valorização dos seus trabalhadores, investimentos em inovação, ampliação dos serviços e a retomada do protagonismo da empresa na integração nacional.
Seguiremos trabalhando com transparência, responsabilidade e diálogo com todas as esferas da sociedade. Com apoio desta Frente Parlamentar e do conjunto do Congresso Nacional, construiremos uma empresa pública forte, moderna e, acima de tudo, comprometida com o povo brasileiro.
Muito obrigado.
Participaram da audiência os representantes do POSTALIS, da FENTECT, FINDECT, AACB, ADCAP, FAACO, ANATECT, ABRAPP, PREVI, FUNCEF, SINDIPETRO-BA, ANAPAR e AMBEP.
Assessoria de Imprensa da AACB.