Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

No Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília/DF em 11 de fevereiro de 2025, o Presidente Lula discursou:

“Boa manhã a todas e todos! É uma alegria imensa estar aqui com vocês, mais de 22 mil inscritos — prefeitos e prefeitas de todo o Brasil — para reafirmar que a prefeitura é um alicerce fundamental para que a União dê certo”

“Esse país só será desenvolvido se as cidades forem desenvolvidas. Não há estado rico com cidade pobre. É preciso que haja compartilhamento entre o Governo Federal e as prefeituras” 

Ele destacou que o encontro não é marcado por viés ideológico, mas sim por cooperação real: “É uma alegria emocionante constatar o avanço da consolidação do processo democrático brasileiro”. E continuou:

“Não haverá hipótese de que um banco como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BNB, o Basa ou o BNDES deixe de atender os interesses de um governador ou de uma cidade por questão ideológica” .

O Presidente ainda frisou a importância da civilidade política: “É assim que a gente vai exercer a democracia, é assim que a gente vai ensinar civilidade nesse país” , lembrando que reger com responsabilidade significa agir com base no que é possível entregar — “quando você está governando, ou você faz ou não faz”.

Lula também destacou que todos os ministérios estão à disposição dos gestores municipais: “Todos os ministérios têm estandes aqui no encontro, e vocês podem conversar com eles nesses três dias” .

Finalizou com um apelo ao pacto federativo: “O que queremos é estabelecer com vocês uma relação altamente civilizada”. O evento, realizado entre 11 e 13 de fevereiro, reuniu 3.110 prefeitos e 560 vice-prefeitos, marcando compromisso com união, cooperação e desenvolvimento equilibrado

Jailson Pereira, Vice-presidente da ANNEC, ao lado de Emerson Marinho, Secretário Geral da FENTECT

Em entevista à Assessoria de Imprensa da annec, Jailson declarou que esse encontro marca a largada para as gestões municipais de todo o Brasil, de forma que não se celebra apenas posse, mas o início de um projeto coletivo voltado ao fortalecimento de nossas cidades e à integração com o Governo Federal.

Ele frisou que o Encontro é estratégico. Ele oferece aos novos gestores acesso direto aos ministérios, experiências práticas sobre governança e oportunidades de parcerias que vão impactar diretamente na vida das pessoas. Sendo então, o momento de aprender, trocar, buscar soluções inovadoras e viáveis — mover nossas cidades com responsabilidade, eficiência e foco no bem comum.

Disse ainda que além disso, o Encontro fortalece o senso de pertencimento entre os municípios e a União, mostrando que nenhuma cidade está isolada nos desafios que enfrenta. Ao reunir lideranças de diferentes regiões e realidades, cria-se um ambiente fértil para o compartilhamento de boas práticas, a construção de redes colaborativas e o estímulo à criatividade na administração pública.

Jailson disse que importa destacar a oportunidade de cumprimentar amigos e parceiros: Ermson Marinho, Secretário-Geral da Fentect, com quem compartilha a convicção sobre a importância do serviço público postal; e Edilson, superintendente dos Correios, exemplo de liderança comprometida. Para Jailson, essas conexões representam o espírito de união que deve guiar o trabalhador: articulando soluções que cruzam esferas e aproximam os municípios de programas, serviços e infraestrutura.

O Vice-Presidente da ANNEC, encerrou sua entrevista declarando que

” há compromisso que cada um de nós retorne às suas cidades com novas ideias, novas parcerias e a certeza de que o futuro do Brasil depende da força das nossas prefeituras. Que este encontro seja semente para um pacto federativo mais justo, prático e humano.

Essa união de esforços e saberes é o que permitirá transformar políticas públicas em resultados concretos, respeitando as singularidades locais, mas sempre com o olhar voltado para o avanço coletivo do país.”

Jailson Pereira, Vice-presidente da ANNEC, ao lado de Edilson, Superintendente dos Correios

Assessoria de Imprensa da annec.

Deixe um comentário

como podemos ajudar você?

Entre em contato conosco no escritório da annec mais próximo de você ou envie uma consulta on-line.

veja nossa galeria

Procurando força e representação para seus direitos nos correios?