Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães
- fevereiro 11, 2025
- Postado por: annec
- Categorias: Congresso Nacional, News

No Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília/DF em 11 de fevereiro de 2025, o Presidente Lula discursou:
“Boa manhã a todas e todos! É uma alegria imensa estar aqui com vocês, mais de 22 mil inscritos — prefeitos e prefeitas de todo o Brasil — para reafirmar que a prefeitura é um alicerce fundamental para que a União dê certo”
“Esse país só será desenvolvido se as cidades forem desenvolvidas. Não há estado rico com cidade pobre. É preciso que haja compartilhamento entre o Governo Federal e as prefeituras”
Ele destacou que o encontro não é marcado por viés ideológico, mas sim por cooperação real: “É uma alegria emocionante constatar o avanço da consolidação do processo democrático brasileiro”. E continuou:
“Não haverá hipótese de que um banco como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BNB, o Basa ou o BNDES deixe de atender os interesses de um governador ou de uma cidade por questão ideológica” .
O Presidente ainda frisou a importância da civilidade política: “É assim que a gente vai exercer a democracia, é assim que a gente vai ensinar civilidade nesse país” , lembrando que reger com responsabilidade significa agir com base no que é possível entregar — “quando você está governando, ou você faz ou não faz”.
Lula também destacou que todos os ministérios estão à disposição dos gestores municipais: “Todos os ministérios têm estandes aqui no encontro, e vocês podem conversar com eles nesses três dias” .
Finalizou com um apelo ao pacto federativo: “O que queremos é estabelecer com vocês uma relação altamente civilizada”. O evento, realizado entre 11 e 13 de fevereiro, reuniu 3.110 prefeitos e 560 vice-prefeitos, marcando compromisso com união, cooperação e desenvolvimento equilibrado
Jailson Pereira, Vice-presidente da ANNEC, ao lado de Emerson Marinho, Secretário Geral da FENTECT

Em entevista à Assessoria de Imprensa da annec, Jailson declarou que esse encontro marca a largada para as gestões municipais de todo o Brasil, de forma que não se celebra apenas posse, mas o início de um projeto coletivo voltado ao fortalecimento de nossas cidades e à integração com o Governo Federal.
Ele frisou que o Encontro é estratégico. Ele oferece aos novos gestores acesso direto aos ministérios, experiências práticas sobre governança e oportunidades de parcerias que vão impactar diretamente na vida das pessoas. Sendo então, o momento de aprender, trocar, buscar soluções inovadoras e viáveis — mover nossas cidades com responsabilidade, eficiência e foco no bem comum.
Disse ainda que além disso, o Encontro fortalece o senso de pertencimento entre os municípios e a União, mostrando que nenhuma cidade está isolada nos desafios que enfrenta. Ao reunir lideranças de diferentes regiões e realidades, cria-se um ambiente fértil para o compartilhamento de boas práticas, a construção de redes colaborativas e o estímulo à criatividade na administração pública.
Jailson disse que importa destacar a oportunidade de cumprimentar amigos e parceiros: Ermson Marinho, Secretário-Geral da Fentect, com quem compartilha a convicção sobre a importância do serviço público postal; e Edilson, superintendente dos Correios, exemplo de liderança comprometida. Para Jailson, essas conexões representam o espírito de união que deve guiar o trabalhador: articulando soluções que cruzam esferas e aproximam os municípios de programas, serviços e infraestrutura.
O Vice-Presidente da ANNEC, encerrou sua entrevista declarando que
” há compromisso que cada um de nós retorne às suas cidades com novas ideias, novas parcerias e a certeza de que o futuro do Brasil depende da força das nossas prefeituras. Que este encontro seja semente para um pacto federativo mais justo, prático e humano.
Essa união de esforços e saberes é o que permitirá transformar políticas públicas em resultados concretos, respeitando as singularidades locais, mas sempre com o olhar voltado para o avanço coletivo do país.”
Jailson Pereira, Vice-presidente da ANNEC, ao lado de Edilson, Superintendente dos Correios

Assessoria de Imprensa da annec.