Audiência Pública na Câmara Debate a Situação dos Correios
- 04/06/2017
- Postado por: annec
- Categorias: News, Política

O anúncio da ECT a respeito das demissões em massa e o fechamento de agências tem repercutido também no Congresso Nacional. Nesta semana, o Presidente da AACB, Jailson Mário Pereira, foi convidado a participar da audiência pública realizada no dia 6 de abril, na Câmara dos Deputados, como expositor, para debater a redução do atendimento e dos serviços nos Correios, bem como a precarização do trabalho.
Apesar de contraporem ao prejuízo alegado, os representantes dos trabalhadores apresentaram medidas que podem ajudar os Correios, como a capitalização da empresa, com fluxo de caixa, aporte e suplementação orçamentária.
“Nada mais justo devolver o que foi levado a mais pelo governo“, justificou o presidente da Associação de Analistas dos Correios do Brasil, Jailson Mário Pereira.
Outra opção ágil para resolver os problemas seria a fidelização do governo para que a logística dos órgãos públicos seja realizada pelos Correios, atualmente, sob a responsabilidade de empresas privadas do segmento. Propôs o Presidente da FINDECT, Gândara
Além disso, a representação dos ecetistas ressaltou que é necessário honrar os empregados com os direitos trabalhistas adquiridos. Ainda garantiram que, caso os ecetistas continuem perdendo, haverá luta até a última esfera.
“Nós somos a matéria-prima e fazemos a empresa ao longo desses 354 anos. Vamos fazer aquilo que sabemos e continuar prestando bons serviços à população. No entanto, caso prevaleçam as propostas da empresa, vamos parar por tempo indeterminado, a partir do dia 26 de abril, até que a ECT cumpra seu papel e nos chame a uma negociação efetiva“, garantiu o secretário-geral da FENTECT.
Na semana passada, um dia antes da aprovação do requerimento, o deputado Angelim falou sobre os problemas da categoria, promovidos pela má gestão da empresa, no Congresso Nacional, após o tema ter sido amplamente divulgado pela mídia
”Quero manifestar meu repúdio a mais uma tentativa do Governo Temer de desmonte de uma empresa centenária“, protestou o parlamentar. Angelim ainda lembrou que, em muitas regiões do norte e do nordeste do País, o único meio de comunicação é os Correios.
“E, hoje, ele corre o risco sério de ser fragilizado com programa de demissão voluntária e fechamento de suas unidades em todo o país“, alertou o Exmo Deputado Angelim.
A audiência atendeu ao Requerimento nº 112/2017, de autoria do deputado federal do Estado do Acre, Raimundo Angelim, e outros, aprovado na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, em 29 de março deste ano e foi realizada no Anexo II da Câmara dos Deputados, na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, a partir das 9h30, nesta quinta-feira (6).
Reportagem da equipe de imprensa da AACB.